Prefeito Lorinho participa de Congresso de Prefeitos promovido pela Fecam

Data: 15/06/2018
Secretaria/Setor: Secretaria de Administração
Autor Texto: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Prefeito Lorinho participa de Congresso de Prefeitos promovido pela Fecam

Durante os dias 11 e 14 de junho o prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, participou de vários momentos no Congresso de Prefeitos, realizado em Florianópolis e organizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), que tinha como objetivo discutir soluções para o desenvolvimento das cidades catarinenses.

O Congresso de Prefeitos é o maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina e estima-se público superior a 2.500 lideranças. Em atividade estavam prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas estratégicas, participando de debates e conhecendo produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.

“Foi uma oportunidade de trocar experiências, de conversar com outros prefeitos e encontrar soluções inteligentes para problemas enfrentados em nossa cidade. Também pudemos entender a fase que os municípios catarinenses estão vivenciando, de forma a criar com o Governo Estadual um diálogo de cooperação”, comentou Lorinho.

Entre os assuntos, a inovação foi o mais presente, seja ela sendo utilizada na otimização do trabalho, dos recursos, dos sistemas e das ações aplicadas nas prefeituras. O lançamento do Banco de Boas Práticas veio para promover a interação dos municípios e ações que deram certo e que podem ser replicadas.

Mas o Congresso não se limitou somente ao compartilhamento de desafios e rotinas nas prefeituras, como também focou a aproximação com o Estado em conversas sobre ações efetivas de auxílio financeiro aos municípios, bem como o desequilíbrio nas receitas.

Outro momento importante do Congresso foi o painel “Presidenciáveis”, que apresentou sete pré-candidatos à Presidência da República. Participaram Aldo Rebelo (Solidariedade), Ciro Gomes (PDT), Flavio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL).

O evento foi concluído com a leitura da Carta do Municipalismo Catarinense, realizada pelo presidente da Fecam e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. A carta dirigida à sociedade e, principalmente, aos executivos e legislativos estadual e federal, e aos candidatos presidenciáveis, reivindica atenção ao ente municipal, hoje tão sobrecarregado na execução e competência das políticas públicas na proporção inversa em que são valorados no recebimento dos financiamentos necessários.



(47) 3533-1211 - Rua Joaquim Boing, Nº 40, Centro - Ituporanga
Prefeitura do Município de Ituporanga -- Todos os direitos reservados. Copyright © 2018
Horário de Atendimento: 7h às 13h.
Webmail