O Programa Municipal de Castração para o controle populacional é realizado de forma contínua no município e o agendamento dos procedimentos é feito conforme o número de vagas disponíveis. São três clínicas particulares credenciadas que prestam o atendimento cirúrgico e pós-operatório. Todos os procedimentos oferecidos gratuitamente pelo município são realizados dentro das normas técnicas exigidas pelo conselho regional de medicina veterinária (CRMV).
Critérios para Castração gratuita:
- Cadastro no CadÚnico: Famílias de baixa renda com Cadastro Único (CadÚnico) emitido pelo CRAS têm acesso aos serviços de castração subsidiados ou gratuitos.
- Indicação por Agentes de Saúde: Situações específicas apontadas por agentes comunitárias de saúde (ACS) são consideradas para inclusão no programa.
- Casos de Maus-Tratos: Animais vítimas de maus-tratos, encaminhados pela Polícia Civil ou Militar.
- Animais Resgatados por ONGs e Protetores Independentes: O programa também apoia animais resgatados por organizações não governamentais e protetores independentes cadastrados no Departamento de Bem-Estar Animal.
Documentos Necessários:
Para cadastrar um animal para castração, o tutor deve apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do RG e CPF do tutor.
- Comprovante de residência.
- Declaração de cadastro no CadÚnico do tutor ou formulário de indicação preenchido pela ACS.
- Foto do animal a ser castrado.
O cadastro dos animais pode ser solicitado através do WhatsApp 47 99177-9416 do Departamento de Bem-Estar Animal. É necessário levar os animais até o local, na antiga entrada do Parque Ingo Altenburg. No dia seguinte o animal já volta para casa inclusive microchipado. O Microchip possibilita a identificação do tutor caso o animal se perca. O programa teve início em 2022 e foram castrados cerca de 100 animais indicados por ONG ainda sem a utilização do microchip. Com a criação do departamento de Bem-Estar Animal no ano de 2023 foram castrados (entre cães e gatos) através do programa cerca de 500 animais todos microchipados . E até o momento em 2024 – 250 animais castrados, todos microchipados.
Através do Departamento de Bem-Estar Animal também foram realizadas atividades educativas e palestras nas escolas sobre os cuidados com a saúde dos animais, divulgando as castrações, orientando para a prevenção do abandono e de maus-tratos.
Denúncias também pode ser feitas através do WhatsApp 47 99177-9416.