Decisão judiciária declara que Ituporanga está em dívida de 10 milhões por conta de ação de 2016

Decisão judiciária declara que Ituporanga está em dívida de 10 milhões por conta de ação de 2016

A ação judicial que tramitava desde 2016 foi finalizada e a Justiça entendeu que o município de Ituporanga terá que pagar a dívida que hoje ultrapassa os 10 milhões de reais junto ao Governo Federal.

A ação foi movida na gestão de 2016, depois que o município de Ituporanga fez compensações previdenciárias, ou seja, deixou de pagar alguns tributos que incidem sobre a folha de pagamento de pessoal porque entendeu que os tributos eram indevidos. As compensações previdenciárias aconteceram em 2015 e 2016 e foram compensados tributos dos cinco anos anteriores. Então, tributos que o município efetuou pagamentos desde 2010 até 2016 entraram na ação, de acordo com o processo Nº 5005179-42.2015.4.04.7213.

Para entender o que aconteceu: Teses jurídicas na época teriam motivado o executivo a tomar a decisão porque os tributos (INSS e contribuições previdenciárias) incidentes poderiam ser indevidos em várias situações como aviso prévio indenizado, 15 primeiros dias de auxílio doença, um terço de férias, entre outros. Em razão disso, o município entendeu indevidos e fez as compensações previdenciárias junto ao Governo Federal.

O Governo Federal não concordou com isso e entrou com uma ação de execução fiscal junto ao município e o município entrou com uma ação declaratória de inelegibilidade de tributos contra a União. Este processo tramitou desde 2016 até recentemente e se deu o ganho de causa da maior parte das teses ao Governo Federal, reconhecendo que os valores dos tributos eram devidos e que o município deveria pagar.

O valor da dívida atualizada com multas e outras despesas, soma R$ 10.281.180,07.  Com a decisão final do judiciário, o município hoje precisa pagar esta dívida. Por conta disso, o município de Ituporanga está inscrito no Sistema de Informações Sobre Requisitos Fiscais, o CAUC. Este tipo de restrição impede o município de receber verbas do Governo Federal, seja pelo Fundo de Participação dos Municípios ou por transferências voluntárias de convênios.

Para sair do vermelho e garantir o recebimento dos recursos, o Governo de Ituporanga, através da Secretaria da Fazenda, terá que fazer o parcelamento desta dívida junto ao INSS.