A qualidade da educação está ligada também com a qualidade da alimentação oferecida para os alunos. Em Ituporanga, as 2.490 crianças que fazem parte das Unidades de Ensino do Município recebem alimentação adequada com acompanhamento de nutricionista. Para as crianças que possuem restrição alimentar, a alimentação especial é oferecida também com acompanhamento nutricional.
Além da compra dos produtos, a alimentação de qualidade oferecida nas Unidades de Ensino está ligada com o armazenamento adequado. Hoje a Secretaria de Educação conta com depósito arejado e fresco para melhor conservação dos alimentos. A distribuição é outro fator importante, por isso, a Secretaria conta com um veículo especializado, refrigerado, para fazer a distribuição dos alimentos nas unidades.
Para atender a demanda de alimentação para os 2.490 alunos das Unidades de Ensino do Município de Ituporanga, são oferecidas diariamente 6.041 refeições, totalizando 120.820 refeições por mês. Os números representam um investimento mensal de150 mil reais em compras de produtos para a alimentação escolar do município, ultrapassando 1,5 milhões de reais por ano. Deste total, cerca de 50% são investidos em compra de produtos que provêm da agricultura familiar beneficiando também produtores do município.
Atualmente o município de Ituporanga conta com 27 merendeiras, uma nutricionista e uma responsável pela alimentação escolar para atender a demanda. Para o Secretário de Educação, Carlos Alexandre Franco, investir na qualidade da alimentação escolar é investir na qualidade da educação. “Nós precisamos valorizar cada movimento da educação para oferecer mais qualidade aos nossos estudantes. A alimentação de qualidade reflete na qualidade do ensino e nós contamos com profissionais competentes para atender essa demanda”, ressalta o Secretário.