No Dia Mundial da Reciclagem trazemos um alerta para a separação correta no município

No Dia Mundial da Reciclagem trazemos um alerta para a separação correta no município

17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem! A data tão importante lembra como está o trabalho no município de Ituporanga e também como a população está contribuindo para este processo.

Já faz três anos que o sistema de coleta do reciclável com os sacos amarelos foi implantado em Ituporanga. É o próprio município que realiza esta coleta. O cronograma está disponibilizado aqui no site do município Cronograma de coleta!. É importe ficar de olho no cronograma e retirar os sacos para a rua na noite anterior a coleta. Lembrando que esta coleta acontece no município de segunda a sexta. A campanha é clara, nestes sacos amarelos coloque somente os materiais recicláveis! Só que infelizmente a realidade encontrada no Centro de Triagem do município deixa a desejar. Infelizmente muito material que poderia ser reciclável acaba sendo descartado por conta de contaminação.

A contaminação acontece quando produtos orgânicos estão misturados aos recicláveis. A orientação é para lavar os recipientes antes de colocar no saco amarelo. Calçados e roupas não são recicláveis, precisam ser encaminhados para um ponto de doação. Pilhas e eletrônicos também precisam ser encaminhados para o ponto específico de coleta que em Ituporanga fica no Parque Ingo Altemburg. Aqui no centro de triagem do município, onde a APRI, a Cooperativa de Reciclagem trabalha, são recebidos ainda materiais de Ibirama que tem o mesmo sistema de coleta com os sacos amarelos e também de Petrolândia onde o próprio município faz a triagem. E, para nossa surpresa, os resíduos de Ituporanga são o menos aproveitáveis.

Por mês o município investe 40 mil reais na compra dos sacos amarelos que agora estão sendo distribuídos para os moradores em rolos com cinco unidades a cada cinco semanas. Que tiver necessidade de mais unidades ou tiver sugestões pode entrar em contato com o departamento de Meio Ambiente através do número 47 99780-0402.

No mês de abril foram encaminhadas 467 toneladas de lixo para o aterro sanitário que fica em Timbó. A meta do município é reduzir este número e isto depende de cada um de nós! Vamos cuidar! Vamos reciclar!