Servidores de diversos setores da Prefeitura de Ituporanga passaram por um treinamento do Sebrae sobre o SC Bem Mais Simples, programa do Governo do Estado que simplifica a abertura de empresas em Santa Catarina e deve beneficiar também empreendedores da Capital Nacional da Cebola.
A capacitação foi oferecida por meio do programa Cidade Empreendedora e a capacitação foi ministrada pela consultora do Sebrae, Márcia Cordeiro. “Precisamos adequar a regra da liberdade econômica, fazer integração entre os setores como fiscalização ambiental, de posturas, Vigilância Sanitária para que todos adotem a mesma regra”, disse.
Outro intuito é implantar a automatização para dar agilidade para a abertura de empresas. “A resposta de viabilidade precisa ser imediata com base no zoneamento, ou seja, em determinado local pode isso ou não pode essa empresa se estabelecer ali. Isso deve ser feito em menos de 24 horas, preferencialmente de forma automatizada”, completa a consultora.
O próximo passo é fazer levantamento e atualização da legislação de Ituporanga para que ela esteja de acordo com a legislação estadual e federal, o que deve facilitar ainda mais a abertura de empresas. “Essa desburocratização incentiva a abertura de empresas, a geração de empregos, renda e desenvolvimento”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Eduardo Cunha Rosa.
O prefeito Gervásio Maciel comenta que Ituporanga aderiu ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae há cerca de dois anos, o que já trouxe diversos benefícios para o município. Ele destacou ainda a boa fase da cidade para os negócios. “Estamos vendo o crescimento do município. Cada vez mais temos recebido pessoas buscando a cidade para viver e investir e a tendência é que isso se intensifique pelo momento que estamos vivendo, por isso queremos auxiliar e facilitar esse processo para as empresas”, conclui.